Centro Auditivo

A Audiometria

A Audiometria é o principal teste a ser realizado, considerado padrão ouro da avaliação da audição, uma vez que por meio deste teste é possível definir a presença da deficiência auditiva e caracterizá-la quanto ao tipo, grau e configuração audiométrica.

Ela é fundamental para o processo de diagnóstico audiológico e determina os limiares auditivos comparando esses valores com os padrões de normalidade, usando como referência o tom puro. A audiometria tonal liminar determina a frequência (Hz) e a intensidade (dB) com que os sons podem ser detectados na faixa de 20 a 20.000 Hz.

Fonte: Tratado de Audiologia, ABA, 2ª edição, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan.

O Audiograma

Audiograma é um gráfico que mostra a percepção do ouvido a sons variados. Ele é o resultado da audiometria que é realizada por um fonoaudiólogo capacitado que encontrará o limiar audiométrico do paciente.

O audiograma apresenta um eixo com frequência e outro com intensidade: na vertical encontram-se as intensidades (medida em decibel) e na horizontal as frequências (medidas em Hz).

Para que se possa determinar os limiares auditivos dos indivíduos e determinar a existência de algum comprometimento auditivo é fundamental que esta avaliação seja realizada em ambiente, silencioso e com audiômetro calibrado de acordo com padrões internacionais.

Preparando-se para uma consulta

Um a cada dois adultos na faixa dos 50 anos passam por isso. Esta informação é uma surpresa para a maioria das pessoas que vivem com perda auditiva por anos, guardando-a para si mesmos.

Ter perda auditiva não significa que você perdeu sua audição, e isso não vai evitar que você aproveite a vida. A perda auditiva é muitas vezes inevitável e parte natural da vida. E só será um problema se você não fizer nada em relação a isso.

Os aparelhos auditivos de hoje não possuem nenhuma semelhança com os de antigamente. Eles são pequenos, discretos e personalizados.

Primeiros passos

  • Consulte seu Otorrinolaringologista;
  • Consulte a unidade Telex mais próxima;
  • Se possível peça para alguém acompanhar você na sua 1º visita.
    • A importância do acompanhante

      Para os novos usuários de aparelho auditivo é fundamental a presença de um acompanhante para lhe dar todo apoio nessa fase inicial de conhecimento dessa nova tecnologia. O acompanhante transmite segurança e ter um amigo ou familiar dando o suporte e motivando no uso dessa nova ferramenta facilita a adaptação do novo usuário.

      A visita

      Na sua visita você será atendido pelos nossos fonoaudiólogos treinados que estão aptos a responder qualquer pergunta ou dúvida que você tiver. O fonoaudiólogo fará uma avaliação auditiva completa.

      A avaliação não dura muito tempo e é indolor. Dentro de uma hora você saberá o resultado da sua avaliação e saberá qual a melhor solução auditiva para o seu caso.

Clique aqui e faça o download do Folheto