O que eu preciso saber

Dúvidas e Dicas

Você não está sozinho! Hoje são mais de 500.000 usuários de aparelhos auditivos. Dar o primeiro passo para cuidar de você e da sua audição é o mais importante. Escolher o seu aparelho auditivo requer paciência e cuidado afinal é um produto para sua saúde e precisa de toda a atenção necessária para melhor escolha. Vamos juntos redescobrir os sons.

Primeira consulta

Tudo que você precisa saber sobre a primeira consulta com o fonoaudiólogo.

Na primeira consulta o cliente deve levar suas avaliações audiológicas atuais e, se possíveis as antigas para análise do consultor em audiologia, que é a pessoa quem fará todo o seu atendimento. Nesse momento será verificado a sua condição auditiva e será indicado o melhor modelo de aparelho auditivo adequado a sua perda. Além disso serão passadas orientações sobre o uso, manuseio e limpeza. Você pode levar alguém da família para te apoiar e auxiliar nesse momento.

Sinais de perda auditiva

Quais são os sinais de atenção para a perda auditiva?

  • Trocas na fala (em crianças);
  • Dificuldade em acompanhar conversas;
  • Dificuldade para ouvir à distância;
  • Aumento do volume da TV e do rádio;
  • Dificuldade na localização da fonte sonora;
  • Presença constante de zumbido;
  • Depressão e/ou isolamento social;
Como cuidar do meu aparelho auditivo?

Saiba quais cuidados você deve ter para preservar seu aparelho auditivo.

Os cuidados diários com seus aparelhos devem incluir a limpeza do molde ou adaptador com flanela seca, uso do desumidificador ou Perfect Dry para remoção de umidade e desinfecção, e retirá-lo para o banho e para dormir.

O que é um aparelho auditivo?

Os aparelhos de amplificação sonora individuais (AASI) são comumente denominados: aparelho auditivo, prótese auditiva ou por somente “aparelho” por muitos usuários.

Um aparelho auditivo é um dispositivo de amplificação sonora de apoio à comunicação. Os aparelhos são compostos basicamente por microfone, amplificador, receptor e fonte de energia (pilha ou bateria).

Microfone: é responsável pela transformação da onda sonora em energia elétrica.

Amplificador: após a captação e a transformação da onda sonora em sinal elétrico ou digital, esse estímulo deve ser aumentado. Esta é função do amplificador.

Receptor: realiza a transformação do sinal elétrico em onda sonora.

Pilha: para que o aparelho entre em funcionamento, é necessário o uso de pilhas. Atualmente são utilizadas as que são fabricadas com zinco-ar pois tem duração mais longa.

Como comprar um aparelho auditivo?

Quer comprar seu aparelho auditivo na Telex Soluções Auditivas?

Veja abaixo como é fácil agendar sua visita e vir conhecer de pertinho!

Atenção!

Para o fonoaudiólogo ter uma análise completa do tipo de som que o usuário prefere ouvir algumas etapas importantes precisam ser feitas dentro do consultório, por isso sua visita é indispensável para compra. Este processo é fundamental para escolher um aparelho auditivo que atende corretamente a sua perda.

O melhor aparelho auditivo para sua perda é o que atende as suas necessidades sonoras. Para chegar a este produto analisamos principalmente dois fatores: audiograma com tipo e grau da perda auditiva e as preferências sonoras individuais de cada um.

Passo 1: Cadastre-se

A Telex Soluções Auditivas quer muito te conhecer e te ajudar, por isso nós temos muitas formas para você se cadastrar. Você pode: Se cadastrar aqui no site no botão abaixo, pelo Whatsapp 31 97336-7077.

Passo 2: Agende

Se você se cadastrou no site a equipe de atendimento vai ligar para realizar o agendamento em até 7 dias úteis. Se você ligou ou falou no whatsapp o seu agendamento é feito imediatamente. Neste momento nós vamos te ajudar com algumas dúvidas e também te indicar a Telex mais próxima de você.

Passo 3: Visite

Não deixe de comparecer a sua consulta, leve seus últimos exames realizados pelo seu médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo e seu aparelho antigo mesmo que ele não esteja funcionando. Na consulta o fonoaudiólogo vai te ajudar com todas as suas dúvidas, realizar as avaliações e exames necessários para detectar qual o seu tipo de perda e qual dos nossos aparelhos auditivos podem ajudar mais as suas preferências sonoras.

Quero me cadastrar para comprar
Quanto custa um aparelho auditivo?

Para conseguirmos informar os valores primeiro precisamos saber qual o aparelho auditivo atende a sua perda. Para chegar a este produto o Fonoaudiólogo analisa principalmente dois fatores: audiograma com tipo e grau da perda auditiva (avaliação realizada na Telex ou exames feitos pelo seu Fonoaudiólogo) e as preferências sonoras individuais de cada um. Apenas após esta consulta inicial feita na Telex o fonoaudiólogo será capaz de informar qual o modelo de aparelho auditivo mais adequado e, qual o valor do investimento.

Quem pode usar um aparelho auditivo?

O uso do aparelho auditivo é indicado para quem tem algum grau de perda auditiva, já diagnosticada e, esse dispositivo pode ser usado desde bebês até idosos. Não existe contraindicação de uso pelo fator idade avançada. Algumas pessoas com perda auditiva precisam usar outras ferramentas para tratar da perda auditiva: sejam elas prótese ancorada no osso ou implante coclear. O tratamento de escolha vai depender do mais recomendado pelo seu médico e/ou fonoaudiólogo.

O que é BrainHearing™?

O processo auditivo começa quando suas orelhas captam os sons. Mas a dificuldade de entender os sons acontece no cérebro. Quando seu cérebro recebe a informação sonora das orelhas, ele desempenha quatro funções cognitivas para dar significado a esses sons: orientar, separar, focar e reconhecer. Esse trabalho acontece muito rápido, de forma constante e simultânea. Brainhearing™ é o conceito audiólogico que dá suporte a como o cérebro dá sentido aos sons que recebe. Esse recurso engloba os algoritmos presentes nos aparelhos auditivos da Telex e como eles potencializam a audição do usuário. Os algoritmos são: Som Espacial, Speech Guard, Free Focus e YouMatic e todos funcionam em conjunto para proporcionar os sons que o usuário deseja ouvir.

Dicas de adaptação

É fundamental usar os aparelhos todos os dias, retirando somente para dormir e banho. Quando mais você usa, mais fácil aprende a lidar com ele. Persista no uso do seu aparelho. Nos primeiros dias pode ser incomodo, mas ao longo do tempo seu cérebro já estará apto a reconhecer novamente os sons dando sentido a eles. Em caso de qualquer dúvida ou dificuldade entre em contato com o profissional que está te acompanhando.

Como escolher o meu aparelho auditivo?

Para escolher o seu aparelho auditivo você precisará consultar o fonoaudiólogo porque não é apenas o tamanho e as cores do aparelho que são decisivos na hora da compra. O fonoaudiólogo vai auxiliar na sua escolha por um aparelho que tenha as ferramentas necessárias para a sua perda auditiva, além de configurar da forma mais confortável para sua audição. Por estes motivos o aparelho auditivo não pode ser comprado pela internet, por exemplo.

Quando trocar o meu aparelho auditivo?

O aparelho auditivo deve ser trocado se durante as sessões de acompanhamento o seu consultor detectar que houve uma mudança na sua condição auditiva.